whatsapp

Planejamento de aposentadoria


O que é?

Estratégias e técnicas para acumulação de patrimônio e retiradas nos anos de aposentadoria.

Se você:

  • Está na fase de fundação, acumulação ou manutenção da riqueza e não tem um planejamento detalhado de sua aposentadoria para nortear seus investimentos,
  • Deseja formar uma poupança pessoal para utilizar em complementação ao valor da aposentadoria oficial (INSS ou do regime próprio no caso de Servidor Público)
  • Já participa de Fundos de Pensão (Entidades de Previdência Privada fechada), mas mesmo assim entende que necessita completar o valor da aposentadoria através da formação de poupança pessoal.
  • Percebe que as recomendações de seu Gerente de Banco ou Assessor de Investimentos é uma relação Comercial, onde a remuneração ocorre através de comissão que depende do produto recomendado, o que gera inevitavelmente os conflitos de interesses que poderão fazer uma enorme diferença para você no futuro,
  • Sua poupança para aposentadoria está exclusivamente investida em Planos de Previdência Complementar VGBL e PGBL
  • Embora tenha gosto por estudar as possibilidades do mercado de investimentos sabe que é preciso de bastante tempo para se manter sempre atualizado,

Então você precisa da orientação de um Planejador Financeiro.

A formação de poupança pessoal para complementação de renda na aposentadoria é fator crítico para nossa tranquilidade futura, para que possamos manter nossa independência financeira e nosso padrão de vida e deve ser planejada desde cedo. Deve ser pensado como uma poupança de longo prazo, ou seja, quanto mais cedo se começar, maior será o valor recebido no momento da aposentadoria.

No entanto, a maioria das pessoas no Brasil começa a pensar no futuro muito tarde, talvez pela falta de cultura sobre o assunto ou de disponibilidade de recursos.

São questões fundamentais para um bom planejamento de aposentadoria a definição do valor da reserva necessária, a premissa de rentabilidade acima da inflação dos investimentos, renda por prazo certo ou renda vitalícia, definição da idade para iniciar o período de aposentadoria e da expectativa de sobrevida, renda necessária durante a fase inativa, rendas disponíveis (da previdência oficial, de fundos de pensão e outras rendas), análise de riscos de acumulação por conta própria versus transferência do risco de sobrevida para planos de previdência privada, dentre outros.

Planos de previdência complementar VGBL e PGBL têm as suas particularidades e podem ser pensados como veículos de investimentos e/ou como instrumentos de planejamento sucessório e tributário. Ocorre que como veículos de investimentos, os VGBL e PGBL ainda apresentam algumas desvantagens importantes, o que tem melhorado, mas ainda é um problema real. Certamente uma carteira de investimentos bem diversificada, com recomendações livre de conflitos de interesses, de acordo com o perfil de risco do investidor irá gerar um resultado melhor e permitir a mágica dos juros compostos de forma muito mais significativa.

Remuneração


Trabalhamos exclusivamente por honorários, como um médico ou advogado, visando trabalhar exclusivamente em prol do cliente, com total isenção e sem conflito de interesses.

Vamos conversar!


Tem alguma dúvida ou deseja informação? Será um prazer ouvir você.

Vamos
Conversar